Blog Tempo Propaganda

Conteudo principal

Lista de artigos

Quanto investir em marketing?

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), 62% das empresas brasileiras desejam aumentar os investimentos em marketing nos próximos anos. Entre os objetivos, estão aumentar as vendas, melhorar o relacionamentos com os clientes e fortalecer a imagem da marca. Mas afinal, quanto investir em marketing?

Se você está lendo este artigo, também já sabe a importância das ações de marketing. Seja lá qual for o seu objetivo, é importante estabelecer o investimento no orçamento anual para que os resultados possam ser alcançados.

Nos próximos tópicos, lhe ajudamos a solucionar a dúvida sobre quanto investir em marketing. Descubra porque não existe número certo ou errado e o que deve ser considerado na hora de definir o valor do investimento. Acompanhe!

Existe um único valor correto?

A decisão de quanto investir em marketing pode causar mesmo muitas dúvidas. Afinal, quanto seria o ideal? Existe um valor mínimo? Ou talvez uma quantidade para alcançar os melhores resultados? A resposta para essas perguntas é não.

Não é possível determinar de modo geral quanto as empresas devem investir em marketing. Isso porque cada organização tem características únicas que precisam ser consideradas no cálculo.

É possível afirmar que quanto maior é o investimento, mais rápido as metas podem ser alcançadas. Entretanto, porte da empresa, objetivos, capacidade financeira e equipe, entre outros fatores, devem ser considerados na hora de decidir quanto investir em marketing. Descubra como fazer isso no próximo tópico!

Alguns fatores devem ser analisados antes de definir quanto investir em marketing

Agora você já sabe que não existe uma única resposta para todas as empresas sobre quanto investir em marketing. Apesar de não haver um valor certo ou errado, você deve analisar critérios para definir o valor. Confira alguns deles a seguir!

Objetivos da empresa

O primeiro passo para saber quanto investir em marketing é definir os objetivos do negócio. Seja aumentar as vendas, o valor da marca ou captar mais possíveis clientes, cada empresa pode ter um objetivo diferente.

Para alcançar cada um deles, estratégias diversas podem ser realizadas. Isso significa que o valor do investimento depende totalmente do que a empresa deseja alcançar. Se a empresa quer dobrar o valor da receita, por exemplo, é possível saber quantos novos clientes será necessário alcançar para isso. Dessa forma, é possível estimar quanto de investimento em marketing possibilitará o resultado desejado.

Prazo

Para decidir quanto investir em marketing, também é fundamental considerar o prazo no qual a empresa deseja alcançar o objetivo. Você pode investir o quanto puder e desejar, mas o prazo para alcançar os resultados dependerá do valor aplicado.

Como já falamos anteriormente, quanto maior é o investimento, mais rápido os objetivos podem ser alcançados. Se você precisa de mil reais por mês para conseguir 20 mil visitantes ao longo de três anos, pode ter resultados mais rápidos se investir um valor maior por mês, por exemplo.

Recursos disponíveis

Apesar de muitas empresas desejarem resultados rápidos, a definição de quanto investir em marketing não deve considerar apenas o curto prazo de retorno. Ações cujos resultados são de longo prazo também são importantes para o sucesso do negócio.

Por isso, além do prazo e do resultado que deseja alcançar, é importante considerar a capacidade de investimento da sua empresa. Investir em marketing é imprescindível para o crescimento do negócio. Então, é fundamental destinar um valor para isso de acordo com a sua realidade.

Neste post, você conferiu alguns critérios que devem ser analisados para decidir quanto investir em marketing. Na hora de executar as ações, lembre-se de contar com o apoio de profissionais que possam mensurar resultados para garantir que o investimento está valendo a pena.

Agora que já pode definir o valor do investimento em marketing, baixe o e-book Como Elaborar um Plano de Marketing Completo para Empresas B2B!

Quer receber mais artigos como este?

Basta informar seu e-mail e enviaremos todos os artigos, assim que forem publicados. Você não vai perder nenhuma dica para ser um profissional de sucesso!