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Guia Definitivo: Principais Definições de um Plano de Marketing de sucesso

Um plano de marketing é uma espécie de documento que contém a estratégia de marketing que será adotada por uma organização. Ele reúne informações como objetivos, perfil do público e ações que serão executadas, entre outras.

Para elaborar o plano da melhor forma, é importante seguir alguns passos. Pensando nisso, elaboramos esse post para lhe ajudar.

A seguir, você confere o que deve analisar antes da elaboração e as principais estratégias que podem ser utilizadas para desenvolver um plano de marketing de sucesso para sua empresa. Continue lendo!

Analisar o que a empresa já possui

A primeira ação que deve ser feita antes mesmo de elaborar o plano de marketing é analisar o que sua empresa já possui em relação a comunicação e propaganda. Assim, os esforços poderão ser empregados de acordo com as necessidades.

Para isso, uma análise do ambiente interno da organização é fundamental. Essa ação também permite identificar forças e fraquezas que devem ser consideradas no plano de marketing, assim como oportunidades e ameaças externas também não podem ser deixadas de lado.

Essa estratégia também é conhecida no mundo corporativo como análise SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

Com isso, o empreendedor tem um embasamento para formular suas estratégias de gestão e marketing com mais segurança.

A análise SWOT serve para embasar a tomada de decisões. Com ela, temos um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como explorar novos mercados, lançar um novo produto ou (como é o nosso caso) criar novas estratégias de marketing.

Portanto, a análise SWOT pode ajudar das seguintes formas:

  • Dar mais segurança para a tomada de decisão
  • Conhecer profundamente o cenário
  • Compreender a posição em relação aos concorrentes
  • Antecipar-se a movimentos externos
  • Indicar alternativas de ação

Definir as estratégias para o plano de marketing

Depois de saber o que já existe e o que ainda precisa ser feito na organização, é possível escolher quais estratégias são mais adequadas às necessidades da empresa e aos objetivos que deseja atingir.

Para isso, além de considerar essas informações, também é importante conhecer as principais estratégias que podem ser utilizadas em um plano de marketing. Confira algumas delas a seguir.

Outbound marketing

O outbound é uma estratégia de marketing baseada na prospecção ativa de clientes. É a forma mais tradicional e conhecida de marketing, que não espera a geração de interesse do cliente pela empresa, mas vai em busca dele para apresentar a organização.

Comerciais de rádio e televisão, panfletos, propaganda que aparece em vídeos, banners de propaganda e e-mails de massa são exemplos de peças publicitárias que podem ser utilizadas nessa estratégia.

A estratégia de Outbound pode ser utilizada individualmente ou em conjunto com as demais estratégias da sua empresa.

Inbound marketing

O inbound marketing, por outro lado, tem foco na geração na atração e na fidelização de clientes por meio do despertamento de interesse. É uma estratégia oposta ao outbound. Em vez de buscar os clientes ativamente, no inbound, são criados meios de atrair potenciais clientes e direcioná-los pelo funil até que a venda possa ser concretizada.

Desenvolvimento de conteúdo de qualidade e atrativo para o público é a principal ação do inbound. O marketing de conteúdo em blogs, redes sociais e e-mails são algumas das formas de trabalhar essa estratégia.

Marketing digital

O marketing digital é aquela estratégia que é implementada em canais digitais, a exemplo de blogs e redes sociais. Sua diferença para o inbound é que esse tem foco na captação de potenciais clientes, enquanto o marketing digital pode ter também outros objetivos, como fortalecer a marca e o relacionamento com os clientes.

Para decidir quais estratégias serão adotadas e ter mais chances de sucesso na escolha, é preciso basear essa decisão em análises do ambiente interno e externo à empresa, do perfil e do comportamento do cliente, identificação de objetivos, fraquezas, forças, oportunidades, ameaças e muito mais.

O plano de marketing é fundamental para guiar as ações de comunicação da empresa e de seus produtos e serviços de forma a atingir os objetivos do negócio. Nesse post, você conferiu algumas das estratégias que podem ser adotadas no seu plano de marketing para alcançar resultados de sucesso.

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