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O quanto a sua publicidade está te ajudando a vender mais? Aprenda a fazer um bom planejamento de vendas!

As peças publicitárias são ferramenta importantes no planejamento de vendas, elas são fundamentais para promover uma empresa, seus produtos e serviços em diferentes canais, a exemplo de televisão, redes sociais e outdoor.

Por isso, as peças publicitárias são grandes aliadas da estratégia de vendas, já que são fundamentais para atrair mais clientes.

Se você deseja saber como definir as peças publicitárias do seu planejamento de vendas, então não perca esse post. A seguir, apresentamos algumas dicas para criar peças com mais chances de conversão. Confira!

Elabore um planejamento de vendas

O primeiro passo para ter peças publicitárias que convertem em vendas é fazer um planejamento estratégico do que se pretende atingir com as peças.

O planejamento é o momento no qual são definidos os objetivos e os conceitos das peças, cronograma de lançamentos e outras informações necessárias para o desenvolvimento das peças publicitárias.

Esse plano de ação deve ser elaborado de acordo com dados sobre sua empresa, seus clientes e seu mercado de atuação.

Dessa forma, é possível definir quais peças e canais podem trazer melhores resultados de acordo com essas especificidades.

Também é importante ressaltar que a preocupação estética para a criação de uma peça publicitária precisa estar contida no planejamento desta ação. Existem diversas empresas executando e entregando aos seus clientes peças que além de não imprimirem a mensagem que a empresa quer passar, também não são visualmente atraentes, o que dificulta o processo de percepção de valor por parte de quem vai ser impactado.

Utilize gatilhos mentais

O comportamento humano possui alguns padrões que resultam em decisões tomadas no piloto automático em algumas situações, ou seja, de forma inconsciente.

Os gatilhos mentais são estímulos criados a partir desses padrões com o objetivo de transmitir uma percepção de valor aos potenciais clientes que os levem a comprar um produto ou serviço.

Alguns exemplos de gatilhos são novidade, curiosidade, prova social, autoridade, urgência e reciprocidade. Peças que criam expectativa e levam o potencial cliente a querer saber mais, apresentam uma novidade, utilizam depoimentos, oferecem ideia de escassez ou exclusividade ou algo de valor para o cliente, como uma informação, são exemplos de peças que utilizam gatilhos mentais.

Estude casos de sucesso

Existem diversas peças publicitárias offline e online que se tornaram casos de sucesso em vendas ao longo da história. Estudá-las pode ajudar você a compreender quais características podem ser utilizadas para gerar mais vendas a depender do público que deseja alcançar.

Em 2009, a empresa dos famosos blocos de montar Lego, por exemplo, criou anúncios nos quais a sombra dos bloquinhos montados formava a silhueta de algum objeto, como um avião ou um dinossauro.

Ao representar a imaginação que a brincadeira fornece, as peças publicitárias não apenas chamaram a atenção das crianças, mas também dos adultos que usaram o brinquedo na infância.

Despertar o sentimento de nostalgia no público pode ser uma excelente estratégia para se conectar emocionalmente com os clientes.

Outro bom exemplo são as embalagens personalizadas da Coca-Cola. Em 2011, a empresa lançou refrigerantes com nomes de pessoas nos rótulos. O resultado foi o alavancamento das vendas para clientes que queriam ter o produto com seu nome e até mesmo presentear amigos e familiares com os refrigerantes personalizados.

Neste post, você conferiu algumas dicas para criar peças publicitárias que ajudem a alcançar os objetivos do planejamento de vendas.

Traçar ações estratégicas, utilizar gatilhos mentais e analisar como os concorrentes se posicionam são ações importantes para criar peças com mais chances de conversão em vendas.

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