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Como fazer um Planejamento de Comunicação, e porque é tão necessário um Diagnóstico

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Como fazer um Planejamento de Comunicação, e porque é tão necessário um Diagnóstico

O planejamento de comunicação é o ponto de partida perfeito para a idealização do que sua empresa quer alcançar.

Através de um diagnóstico bem conciso do atual cenário é possível compreender os objetivos, potencialidades e expectativas que a sua marca quer alcançar, sem esquecer do público e concorrência direta e indireta.

É com o planejamento de comunicação que a proposta de valor para o público-alvo é definida. É também montada a estratégia de como ela será comunicada nos diversos canais de comunicação, sempre partindo da estratégia e posicionamento da marca.

Explicaremos melhor a seguir como fazer um Planejamento de Comunicação e por que é tão necessário um Diagnóstico. Confira!

Estabelecendo um Bom Planejamento de Comunicação

Para elaborar um planejamento de comunicação assertivo e uma estratégia eficaz, é preciso que este profissional domine a área técnica, mas também consiga enxergar melhor o todo de uma estratégia de comunicação, ou seja, a identificação e análise dos concorrentes, quem é o público, definir os principais desafios e oportunidades e o que mais for necessário para a elaboração do planejamento consideração o cenário local, nacional e global.

Para construir esse ativo, este profissional precisará elaborar um diagnóstico que aponte as demandas de todos os envolvidos na gestão do negócio, o histórico recente de ações e a percepção atual do público perante a marca.

Ademais, esse diagnóstico servirá também para mostrar aspectos sobre a própria organização estudada, o que geralmente faz até surgir espanto nos envolvidos internos, uma vez que a percepção interna não necessariamente é a mesma que ela imaginava ser.

Mas isso tudo é super positivo, pois obtendo essas informações, é possível definir mais precisamente os objetivos e os pontos de atenção do planejamento de comunicação e até mesmo dos aspectos internos da organização, além dos indicadores de performance para mensurar os resultados com mais precisão.

Mas atenção! De nada isso irá adiantar se não for feito um cronograma para colocar as estratégias em ação, e o ideal é que as ações sejam desenvolvidas ao longo do ano.

Com o planejamento de comunicação sendo desenvolvido dessa forma, você conseguirá corrigir qualquer problema, evitando prejuízos e preservando o investimento realizado.

Resultados do Plano de Comunicação para a sua Empresa

O objetivo de se elaborar um planejamento de comunicação é fazer com que ele contribua com os resultados à empresa. Os objetivos podem variar, segue alguns exemplos:

  1. Aumento na demanda de clientes
  2. Ampliar o relacionamento com os públicos, como: clientes e parceiros
  3. Melhorar a comunicação da empresa com os colaboradores e toda a cadeira de profissionais da empresa
  4. Fortalecer o nome da empresa na mídia, aumentando sua reputação e credibilidade para, assim, gerar mais negócios
  5. Ser referência e autoridade no seu segmento
  6. Aumentar a base de leads do negócio

São muitos os objetivos que uma empresa pode definir para seu planejamento de comunicação e saber detalhadamente sobre cada um deles é essencial para estabelecer prioridades, assim, durante sua execução, será mais fácil saber se os resultados estão sendo atingidos e se for o caso mudar o curso do planejamento.

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