Blog Tempo Propaganda

Conteudo principal

Lista de artigos

O que é persona e como criar uma para meu negócio?

O relacionamento com o cliente é uma das atividades mais importantes para uma empresa. Afinal, os consumidores são responsáveis por gerar as receitas que mantêm o negócio funcionando. A persona é uma ferramenta muito importante nesse processo. Continue lendo e descubra o que é, qual a importância e como criar a persona da sua empresa!

O que é persona?

Persona é um personagem semi-fictício que representa os clientes ideais de uma empresa. Ela reúne informações pessoais, necessidades, problemas e objetivos dos consumidores. Dessa forma, permite uma melhor compreensão do público que a organização deseja alcançar.

A persona é considerada semi-fictícia porque é construída a partir de dados reais dos clientes atuais de um negócio. Ainda que seja apenas um personagem com nome criado pela própria empresa, por exemplo.

Você pode estar se perguntando: se a persona representa os clientes de uma empresa, qual a diferença entre ela e o público-alvo? Este último é mais genérico e costuma reunir informações demográficas e socioeconômicas. A persona, por outro lado, é mais detalhada e pessoal. Veja os exemplos:

  • Público-alvo: homens e mulheres de 18 a 40 anos de idade, moradores de Salvador, que frequentam sorveterias;
  • Persona: Júlia, 22 anos, estudante de faculdade e solteira. Gosta de sair com amigos e visitar áreas da cidade. Sua sobremesa preferida é sorvete de chocolate com calda de morango.

Como você pode perceber, a persona é muito mais específica que o público-alvo. Dessa forma, ela permite a elaboração de abordagens de comunicação mais eficientes com os clientes em potencial. O que nos leva ao próximo tópico.

Por que criar uma persona?

A persona é muito importante na elaboração das estratégias de comunicação de uma empresa com seus clientes. Elas permitem que as chances de alcançar resultados positivos sejam muito maiores.

Isso porque quando pensamos apenas no público-alvo, existem diversas características específicas que podem variar de pessoa para pessoa e que são deixadas de lado. Ao pensar na persona, é possível se relacionar melhor com os clientes, criando conteúdos voltados exclusivamente para o perfil deles e transmitindo-os em canais que o consumidor tem o costume de acessar.

O tom das mensagens, o conteúdo, as mídias e os horários de veiculação, as cores, as imagens. Tudo isso pode ser pensado a partir da persona. Assim, seu cliente vai ter a sensação de que sua empresa fala exclusivamente com ele, o que é muito importante na construção e manutenção do relacionamento com os consumidores.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona, é preciso lembrar que ela é um personagem semi-fictício. Ou seja, construído a partir de dados reais. Portanto, o primeiro passo para criá-la é realizar pesquisas com o público atual da empresa.

Entre as informações que devem ser buscadas estão idade, sexo, estado civil, quantidade de filhos, nível de escolaridade, profissão, cargo que ocupa, como a pessoa se informa, quais redes sociais acessa, quais são seus objetivos e dificuldades, entre outras. Também é importante questionar de que forma sua empresa ajuda seus clientes atuais.

Para negócios B2B, é necessário ainda coletar dados como o ramo de atividade da empresa na qual a persona trabalha e a quantidade de funcionários que ela possui. É importante lembrar que é possível que uma empresa tenha mais de uma persona. Entretanto, limitar essa quantidade permite trabalhar as ações de comunicação com mais foco e eficiência.

Neste post, você descobriu o que é persona, qual a importância dela para as ações de comunicação e como criá-la. Na hora de elaborar as estratégias, não esqueça que a persona passa por diferentes estágios desde o primeiro contato com a empresa até se tornar cliente. O chamado funil de vendas também precisa ser considerado na elaboração das estratégias de comunicação.

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas de sucesso para o seu negócio diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais artigos como este?

Basta informar seu e-mail e enviaremos todos os artigos, assim que forem publicados. Você não vai perder nenhuma dica para ser um profissional de sucesso!