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O que é Lead e por que ele é tão importante para a sua empresa?

Em todos os tipos de negócio, seja ele online ou não, é fundamental atrair novos clientes, afinal, são eles que fazem a sua empresa crescer e ser reconhecida em seu mercado.

É por isso que toda estratégia pensada para o crescimento do seu negócio deve ter como foco a arrecadação de informações dos clientes em potencial.

Isso deve ser feito porque, a partir do momento que você entende quem são as pessoas que possivelmente têm interesse em seu produto ou serviço, você percebe seu hábitos e gostos e, assim, melhorar suas estratégias para que elas sejam mais assertivas. E todas as vezes que você direciona bem uma estratégia e consegue despertar o interesse de uma pessoa, ela se torna um lead.

Mas, apesar disso, você realmente sabe o que é lead?

Neste artigo vamos mostrar o que é um lead e porque ele é tão importante para a sua empresa!

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca, que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

É alguém que, de alguma forma, a partir de uma conversão direta ou indireta, deixou os dados dela à disposição da organização. Esses dados podem ser disponibilizados em formulários tanto online (Landing Page) ou físico (papel com perguntas sobre aquele possível consumidor).

Geralmente, pelos dois formatos, o usuário concede as informações em troca de algum benefício – conteúdos se for no ambiente online, e brindes se for no ambiente físico.

Após conseguir atraí-lo, a empresa deve adotar medidas estratégicas para transformar esse usuário em um lead qualificado (cliente que tem grandes chances de fechar negócio com a sua marca).

É assim que surge a conversão – em que a ação é respondida, seja quando o cliente clica no link do email, do site ou preenche um formulário para ter acesso a um conteúdo/brinde.

Para entender melhor como funciona a conversão de um lead, veja abaixo os dois tipos:

Conversão Direta

Ocorre quando o usuário fornece os seus dados para receber informações de um produto/serviço.

Trata-se de ações em que se realiza o preenchimento de dados, que demonstra o interesse do cliente em efetuar a compra. Um exemplo disso são os formulários que algumas empresas costumam disponibilizarem em seus sites para dar mais informações.

Conversão Indireta

Ocorre quando o potencial cliente oferece dados para ofertas gratuitas, como ebooks e conteúdos. É uma conversão em que se analisa o perfil de seu Lead para descobrir qual tipo de conteúdo prefere para que, em seguida, seja possível elaborar estratégias e propostas para que ele compre queira saber mais informações sobre o seu negócio.

Lead Qualificado

A grande diferença entre um lead qualificado e um não qualificado é justamente a sua propensão à compra. Enquanto um lead está na etapa da consideração, um lead qualificado já decidiu que precisa solucionar o problema.

Por que gerar Leads?

Com base nas dicas acima, pode-se entender, que o lead é essencial para os negócios de uma empresa, visto que se refere a prospecção de clientes, além de colaborar para o sucesso de vendas de seus serviços/produtos.

O lead é um investimento estratégico, atrativo e de retorno significativo. Se utilizado corretamente, pode atingir diretamente o público-alvo de uma empresa e gerar crescimento, bom posicionamento e, principalmente, efetividade em vendas.

É por meio dos leads, que surge a prática de um relacionamento inteligente com o cliente, garantindo bons resultados

Com o lead, é possível também achar públicos, automatizar, interagir, criar novas estratégias, gerar resultados, obter relacionamento com potenciais compradores e concluir vendas, ou seja, sem leads não tem vendas. Os clientes precisam ser atraídos para realizar a compra! Portanto, é relevante destacar a importância do lead no âmbito empresarial.

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Muitas vezes a marca faz um esforço danado em construir um bom site com o objetivo de atrair o maior número de visitantes possíveis e acabam gastando uma nota em anúncios pagos no Google Adwords para potencializar esta atração.

Até aí, tudo bem!

Mas e se você conhecesse um pouco mais sobre os visitantes do site e tivesse dados relevantes que poderiam facilitar o relacionamento com eles?

Pronto! Estamos falando agora de leads: quando você encara visitantes do seu site como clientes em potencial e não somente pessoas que vão entrar e sair do seu site sem deixar rastros.

Neste ponto, vale a pena fazer uma pequena análise da sua presença online: como anda o desenho da sua página? Você coleta informações dos seus usuários? Existe alguma barra visivelmente fácil de localizar, convidando pessoas interessadas no seu conteúdo a assinarem a sua newsletter?

Todos estes são recursos que promovem uma interação entre visitantes interessados no que você tem a oferecer e a sua empresa, por meio de conteúdo relevante, interessante, educativo e de altíssima qualidade. E, claro, conteúdo que tenha utilidade para o seu potencial cliente e que o ajude a resolver algum problema ou sanar alguma dúvida.

Se o site não conta com instrumentos para captar informações de seus possíveis clientes, você está perdendo uma oportunidade incrível de conversão de novos consumidores (visitantes em leads) e uma forma sensacional de expandir o seu negócio.

Uma forma eficiente e inteligente de transformar meros visitantes em leads para o seu negócio é criar landing pages incríveis, que despertem ainda mais a curiosidade do seu futuro novo cliente, para assuntos relacionados à sua área de atuação.

Você conseguiu entender o que é um lead e por que essa é uma estratégia importante para sua marca?

Caso precise de um direcionamento na sua estratégia de comunicação online e captação de leads, entre em contato com a gente! Será um prazer ajudá-los!

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