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Métricas de Marketing: O que são e porque defini-las?

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Métricas de Marketing: O que são e porque defini-las?

Para quem observa de longe, a comunicação pode parecer uma estratégia de criatividade e chamadas legais para atrair o público. Mas, o que você não deve saber, é que as métricas de marketing são fundamentais para um planejamento bem elaborado.

Sim de fato as estratégias de Marketing englobam essas duas características, mas também englobam outros diversos atributos que envolvem atrair o público a uma mensagem, convencê-lo dela e, por fim, fazê-lo pagar por isso.

Tanto o marketing digital como a forma mais convencional de divulgar seus serviços através dos anúncios em rádio, TV, inserção em revistas e outdoors, vem trazendo novas oportunidades de negócio e desenvolvimento da marca perante o público.

Só que, muito além de ter oportunidades em mãos, é preciso compreendê-las para, assim, entender também os resultados alcançados.

E é aí que entra o que chamamos de métricas de marketing, o principal aliado de qualquer profissional de marketing ou empresário que queira saber o retorno dos seus investimentos.

Você está analisando seus resultados de maneira eficaz? Descubra aqui as principais métricas de Marketing que você deve analisar para validar os esforços da sua empresa! Confira!

Escolha de Ferramentas

Antes de nos adentrarmos nas métricas de marketing, é necessário saber onde esses dados serão analisados de forma qualitativa.

Existem algumas ferramentas/plataformas disponíveis para fazer análise de métricas, mas vamos sugerir aqui duas que podem ser boas aliadas na fase inicial de análise. Confira:

  1. Google Analytics: É a ferramenta mais conhecida e usada no que diz respeito a análise de métricas. Ela é simples de implementar e oferece até a opção de personalizar os relatórios;
  2. Adservers: Essa ferramenta ajuda na medição de campanhas. Ela auxilia a gerir campanhas online, o que é muito útil na hora de mensurar resultados, decidir quais mudanças devem ser feitas e o que deve ser mantido em suas campanhas.
  3. Google Search Console: Funciona mais como um diagnóstico geral sobre para lhe conceder informações sobre o posicionamento do seu site no índice de pesquisas do Google, entre outras funcionalidades. O indicado é integrá-lo ao Analytics.

Principais Métricas de Marketing para Análise de Campanhas

Métricas de Atração

  • Fontes de tráfego: Essa métrica mede de onde os visitantes do seu site vem quando acessam sua página.
  • Número de visitantes recorrentes: Analisa somente as pessoas que entraram no seu site e resolveram voltar depois.
  • Tráfego em dispositivos móveis: Que dizer do número de pessoas que acessa seu conteúdo por meio de dispositivos móveis.
  • Conteúdo compartilhado: Quantidade do seu conteúdo que foi compartilhado pelas pessoas.

Métricas de Conversão

  • Bounce rate: também conhecido como taxa de rejeição, se refere a quantas pessoas saíram do seu site na mesma página em que entraram, sem visitar outras páginas do site ou se interessar por qualquer material adicional.
  • Taxa de cliques :  ou a sigla CTR  é outra forma pertinente de medir o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing e anúncios pagos. No caso do e-mail marketing, ela mostra qual a proporção de pessoas que clicaram no conteúdo dos e-mails com relação às que o abriram. Já no caso dos anúncios patrocinados, quanto maior for o seu CTR, menor será o custo por clique, o que pode significar mais visitantes por um preço menor.

Métricas de receita

  • NPS  (Net promoter score): A ideia do Net promoter score é medir o grau de satisfação e o potencial de marketing de seus clientes atuais.
  • MRR (Receita mensal recorrente): Essa métrica é muito útil principalmente para empresas que operam no modelo de assinaturas.
  • CAC (Custo de aquisição por cliente): ou simplesmente CAC, serve para mostrar exatamente quanto você gasta para conseguir cada novo consumidor para o seu produto ou serviço.
  • LTV (Lifetime value): o LTV consiste, basicamente, em prever quanto dinheiro você deve esperar ganhar, em média, com cada cliente pelo tempo em que ele comprar de você.

Com o conhecimento destas métricas de marketing fica muito mais fácil mensurar os resultados da sua agência de comunicação ou das campanhas desenvolvidas pela sua equipe.

Mas, lembre-se: é muito importante documentar todos os dados dessas métricas.

Faça organizações diárias, semanais e mensais através de planilhas, gráficos e relatórios com o objetivo de facilitar a comparação e a avaliação de crescimento.

É fundamental também haver o compartilhamento dos resultados com todos os colaboradores envolvidos para que haja acompanhamento das estratégias já desenvolvidas ou adoção de novas.

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