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Calendário 2019: estratégias de marketing sazonal

Natal, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados e páscoa. Essas são apenas algumas das datas comemorativas que impulsionam o aumento de vendas no comércio brasileiro. O marketing sazonal visa justamente aproveitar essas oportunidades para aumentar as receitas.

A sazonalidade faz parte da realidade de qualquer negócio e é preciso estar preparado para os momentos de oscilação nas vendas. Explorando as datas comemorativas do calendário 2019, é possível criar estratégias para divulgação dos produtos ou serviços com o objetivo de impulsionar o seu negócio.

Quer saber como fazer isso? Então confira nossas dicas a seguir!

Análise do calendário e identificação de oportunidades

A primeira ação necessária para definir as estratégias de marketing sazonal é analisar o calendário. Verifique as datas comemorativas e identifique quais delas representam oportunidades para sua empresa.

Considere também o histórico do seu negócio. Conheça os hábitos de compra do seu cliente e o ciclo de vendas dos seus produtos. Assim, é possível escolher datas estratégicas, nas quais você sabe que existe maior possibilidade de adesão dos clientes.

Estabelecimento de ligação entre as datas e seus produtos

Na hora de escolher as datas para realizar ações de marketing sazonal, é imprescindível que exista uma ligação entre elas e seus produtos ou serviços. Também é necessário cautela na seleção para evitar problemas.

A escolha de datas não significativas para o seu negócio pode resultar em perda de tempo e dinheiro e os resultados desejados não serão alcançados. Além disso, fazer ações em excesso, como as de promoção, pode causar perda de valor diante dos clientes. Então, na hora de escolher as datas, considere informações sobre o seu negócio e sobre os consumidores.

Elaboração do cronograma com antecedência

Outro passo importante para ter sucesso com o marketing sazonal é a elaboração do cronograma. O quanto antes as datas forem selecionadas seguindo as recomendações que fizemos até aqui, melhor.

Dessa forma, é possível planejar as ações com antecedência, o que possibilita maiores chances de sucesso. Afinal, diferentes aspectos podem ser analisados com calma e problemas podem ser antecipados.

Planejamento das campanhas de marketing sazonal

Com as datas selecionadas adequadamente e o cronograma elaborado, as ações do marketing sazonal já podem começar a ser planejadas. Da mesma forma que falamos anteriormente, quanto antes isso for feito, melhores podem ser os resultados para o seu negócio.

Afinal, as campanhas envolvem pesquisas, geração de ideias, definição de estratégias, mensagens e canais de veiculação, criação, como elaboração de panfletos, outdoors e peças para redes sociais, e muito mais. O planejamento antecipado também permite a preparação dos seus colaboradores para lidarem com o aumento da demanda que pode ser causado pelas campanhas.

Analisar o calendário, identificar oportunidades alinhadas ao seu negócio, elaborar um cronograma com antecedência e planejar ações estratégicas são ações imprescindíveis para alcançar sucesso com o marketing sazonal. Seguindo nossas dicas, fica muito mais fácil tornar isso possível.

Agora que você sabe como aproveitar as datas comemorativas para aumentar seus resultados, baixe o e-book Como Elaborar um Plano de Marketing Completo para Empresas B2B e descubra como se preparar para 2019!

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