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Marketing BI: como usar a inteligência de dados para escalar a comunicação da sua empresa?

Empresas que utilizam dados no marketing digital podem ser 30% mais eficientes e ter até 20% mais receita. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria BCG (Boston Consulting Group). No Brasil, 39% das empresas já se encontram no estágio avançado de uso de dados no marketing, o que chamamos de marketing BI.

Se você deseja saber como a inteligência de dados pode ajudar a escalar a comunicação da sua empresa, então não perca os próximos tópicos. A seguir, apresentamos a definição de marketing BI e mostramos como sua empresa pode usar os dados nas ações de comunicação. Confira!

O que é marketing BI?

BI é a sigla para Business Inteligence, conceito que representa a coleta e a análise de dados para tomar decisões empresariais estratégicas. Marketing BI, portanto, se relaciona com o uso de dados na elaboração das estratégias de comunicação de uma empresa.

No marketing BI, por meio de técnicas específicas, é possível realizar monitoramento, coleta e análise inteligente de dados. Lidar com informações variadas, confiáveis e atualizadas, verificar o retorno das ações para a empresa, identificar riscos e amenizar as chances de erros são alguns dos benefícios do marketing BI.

Como usar os dados para escalar a comunicação da empresa?

Você já sabe que o marketing BI pode justificar a tomada de decisões estratégicas sobre as ações de comunicação da empresa. A seguir, apresentamos algumas técnicas e modalidades de análise para usar a inteligência de dados nas ações de marketing.

Big data

O big data é muito importante no marketing BI. Ele representa a coleta, a análise e a interpretação de grande volume de dados variados. Esse termo se popularizou principalmente com a internet. Hoje é possível coletar muitos dados sobre os clientes por meio de diferentes ferramentas, por exemplo.

Análise preditiva

A análise preditiva consiste no uso de dados e algoritmos para prever cenários futuros. No marketing BI, ela pode ser usada para aperfeiçoar campanhas. Com base em diferentes informações, um sistema pode indicar quais mudanças devem ser feitas em uma ação de comunicação para atingir um objetivo.

Análise competitiva

A análise competitiva, como o próprio nome sugere, é realizada para monitorar informações sobre os concorrentes. Por meio dela, é possível acompanhar as ações do mercado e verificar a reação dos consumidores diante delas.

Automação

A automação de marketing é muito importante quando se fala em grande volume de dados. Por meio de ferramentas específicas, é possível aumentar o alcance das ações de comunicação da empresa.

Inteligência Artificial

Segundo a empresa de consultoria Gartner, cerca de 85% das interações dos clientes com as empresas será feita sem a intermediação de humanos em 2020. A inteligência artificial é a capacidade das máquinas aprenderem a compreender o mundo ao seu redor. Dessa forma, passam a tomar decisões por conta própria.

Você acabou de descobrir que os dados podem tornar as ações de comunicação mais eficientes e gerar mais receita. O marketing BI é a ação de utilizar a coleta, o monitoramento, a análise e a interpretação de dados para a tomada de decisões. Para fazer isso, é possível utilizar diferentes técnicas e ferramentas.

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