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A importância de um identidade visual para o seu negócio

A forma como uma empresa comunica seus valores e ideias para os clientes é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Todo empresário deve saber como explorar a comunicação para atrair e fidelizar o público. Para lhe ajudar, explicamos a seguir como a identidade visual ajuda a tornar isso possível. Acompanhe e descubra!

O que é a identidade visual?

A identidade visual envolve um conjunto de elementos que têm como objetivo comunicar a missão, a visão e os valores de uma empresa para seu público. Esses elementos, que podem ser cores, símbolos e imagens, por exemplo, se dividem em três categorias.

Os elementos primários são aqueles que essenciais para o funcionamento do negócio. É o caso da marca e do símbolo que substitui o nome da empresa. Os componentes secundários, por sua vez, são as cores e o padrão tipográfico, ou seja, as letras, utilizadas na comunicação da empresa.

Já os elementos terciários são acessórios e complementares aos componentes das outras duas categoriais. Mascotes, grafismos e imagens de fundo são alguns dos elementos terciários que também ajudam a compor a identidade visual de uma empresa.

Qual a importância da identidade visual para uma empresa?

Agora você já sabe o que é a identidade visual e quais são os elementos que ajudam a compor essa identidade. Mas quais os benefícios de adotar esses componentes para sua empresa? Vamos falar sobre eles a seguir.

Atrair mais clientes

A primeira impressão que um cliente tem de uma empresa é muito importante para a formação da opinião que ele terá sobre ela. E esse julgamento não se dá apenas sobre a qualidade de um produto ou serviço, mas também por causa de sua identidade visual.

A forma como uma empresa comunica suas ideias com os clientes é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio e a identidade visual é parte disso. Uma identidade bem elaborada transmite credibilidade para atrair a confiança de novos clientes. Principalmente porque ela é o primeiro ponto de contato entre a empresa e o público.

Uma marca forte chama atenção de possíveis compradores, transmite os valores da empresa e identifica o setor de atuação do negócio. Ela é fundamental para estabelecer uma ligação com o público, o que nos leva ao próximo tópico.

Promover lembrança da sua marca

De acordo com o Serasa Experian, a quantidade de empresas abertas no primeiro semestre de 2018 foi a maior dos últimos 8 anos no país. Nesse cenário, a identidade visual é uma importante ferramenta para estabelecer uma conexão com o público e se diferenciar de tantos concorrentes.

Quando a credibilidade que citamos no tópico anterior resulta em venda e, juntamente com outros aspectos, conquista a confiança do cliente, a probabilidade dele lembrar da sua marca é maior. Os elementos que compõem a identidade visual da empresa, como cores e tipografia, são fundamentais para garantir que o cliente reconheça sua empresa diante dos concorrentes.

Influenciar a decisão de compra

Outro benefício que a identidade visual pode gerar para sua empresa é a capacidade de influenciar a decisão de compra. Os aspectos visuais, como as cores, podem transmitir sensações psicológicas e emocionais que influenciam o comportamento das pessoas sem que elas percebam. O azul, por exemplo, tem efeito calmante. Enquanto o laranja pode despertar.

Atrair mais clientes, fidelizar o público atual, influenciar a decisão de compra. Seja qual for o seu objetivo, a identidade visual pode ajudar. Lembre-se que nome, cores, imagens e outros elementos são fundamentais para transmitir credibilidade, confiança e os valores da sua empresa para o seu público.

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