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Como elaborar uma estratégia de marketing?

Empresas que documentam sua estratégia de marketing têm muito mais chances de conseguir executá-la de forma a atingir os objetivos do negócio.

Isso porque o marketing demanda diversas ações e dificilmente apenas uma pessoa ficará responsável por tudo.

Para garantir o alinhamento necessário, é importante que os processos de marketing, sejam eles online ou offline, estejam bem estabelecidos na empresa.

Elaborar uma estratégia consistente e, principalmente, documentá-la é fundamental para conseguir compartilhar as informações entre todos os envolvidos. Descubra como fazer isso no post a seguir!

Defina objetivos e métricas da sua estratégia de marketing

Um item muito importante para toda estratégia são os objetivos que sua empresa deseja obter com as ações de marketing. Afinal, são eles que irão guiar o planejamento.

Os objetivos podem ser vários, como tornar a marca mais conhecida, divulgar um novo produto ou serviço, aumentar o número de vendas, fidelizar clientes, entre outros.

Na hora de escolher o objetivo, também é importante considerar como será feita a comprovação do seu cumprimento. Para isso, considere metas mensuráveis e defina quais métricas podem ajudar a descobrir se elas foram ou não cumpridas.

Saiba quem é seu público

É fundamental saber quem é seu público e quais seus interesses, necessidades, perfil de consumo, entre outras informações.

Esses dados são necessários para criar uma estratégia que tenha foco no público que deseja alcançar e, consequentemente, tenha mais chances de dar certo.

Para isso, é importante não se apegar àquilo que se imagina do público, mas buscar dados reais sobre ele.

Uma análise do público, que faz pesquisas por meio de ferramentas, é a melhor maneira de fazer isso. Também é importante considerar a jornada do consumidor ou o funil de vendas na hora de elaborar a estratégia de marketing. Também é interessante analisar pesquisas em dados secundários usando livros, jornais, revistas, sites onde possui dados estatísticos.

Escolha os canais

Com o público e os objetivos definidos, é hora de escolher os canais nos quais sua estratégia de marketing será ativada.

Eles podem ser offline, como televisão, rádio, panfleto e outdoor, ou online, a exemplo das redes sociais.

Essa definição deve ser baseada nos objetivos e no público que deseja alcançar. Ela também será importante para identificar formatos que poderão ser adotados na estratégia de marketing da sua empresa.

Elabore um cronograma

O próximo passo é elaborar um cronograma com ações, prazos e responsáveis.

Ele é importante para garantir que as ações sejam preparadas com antecedência, os prazos sejam cumpridos e a estratégia de marketing seja executada de acordo com o planejado nas etapas anteriores.

Documente sua estratégia de marketing

Todas as etapas que citamos até aqui devem ser documentadas. Como falamos no início deste post, as ações de marketing podem envolver diferentes pessoas e esse registro é importante para garantir alinhamento entre as atividades de todos para atingir os objetivos do negócio.

Como você pode ver, elaborar e acompanhar a estratégia de marketing é uma tarefa que envolve diferentes atividades.

Ao mesmo tempo em que isso pode demandar muito tempo dos seus funcionários, existem conhecimentos específicos necessários para alcançar sucesso com as ações de marketing.

Por isso, é importante considerar a opção de terceirizar os processos burocráticos e operacionais do marketing, tanto online como offline.

Uma agência de comunicação, por exemplo, pode ser responsável por todas as etapas que apresentamos neste post, deixando seu time livre para focar no seu core business.

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