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Consumidor mobile: a influência dos smartphones no processo de compra

O Brasil ocupa a quarta posição em número de usuários de internet no mundo. São cerca de 120 milhões de brasileiros conectados. Desse total, 69% utilizam um celular para acessar a internet. Entre as principais atividades desempenhadas pelo smartphone, estão aquelas do consumidor mobile, que usam o celular no processo de compra.

Segundo o SPC Brasil, 74% dos brasileiros utilizam o celular no processo de compra na internet. Além disso, muitos também procuram informações sobre produtos e serviços pelo smartphone antes de comprá-los pessoalmente.

Estar atento ao comportamento do consumidor mobile, portanto, é fundamental para o sucesso de empresas de diferentes portes e áreas de atuação. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

Influência dos smartphones no processo de compra

De acordo com a pesquisa do SPC que apresentamos no início deste texto, muitos brasileiros utilizam a internet no processo de compra. Pesquisar produtos e serviços, comparar preços e fazer pagamentos são algumas das atividades que o consumidor mobile realiza pelo celular.

Um estudo do PayPal com a Opinion Box descobriu que entre 14% a 30% dos consumidores mobile podem realizar uma compra ao receber uma notificação de oferta ou promoção no celular.

Já um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC apontou que 47% dos internautas só compram em loja física depois de fazerem pesquisas na internet.

Essas informações demonstram como o acesso à internet por meio dos smartphones influencia não apenas o sucesso de empresas que realizam vendas online, mas também daquelas que possuem pontos de venda presenciais.

Como o consumidor mobile impacta os negócios (mesmo os que não são online)

Como você pode perceber, tanto os processos de compra presenciais quanto aqueles que envolvem transações digitais são influenciados pelo comportamento do consumidor mobile. Isso significa que todas as empresas precisam estar atentas às ações desses usuários.

Os especialistas apontam que a tendência é que as questões que apresentamos no tópico anterior se tornem ainda mais fortes. Preços acessíveis de smartphones, popularização dos pacotes de internet e evolução dos meios de pagamento online são alguns dos motivos para isso.

Empresas que não estiverem preparadas para essas novidades, sejam elas e-commerce ou loja física, tendem a sofrer prejuízos. Não estar nas redes sociais, por exemplo, pode ser o motivo para perder muitas vendas.

De acordo com pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros afirmaram que o relacionamento com o varejo nas redes sociais influenciou a decisão de compra. Descobrir empresas, seguir marcas preferidas e assistir vídeos sobre produtos são algumas das atividades do consumidor mobile nas redes sociais.

Isso significa que ainda que sua empresa não esteja nas redes sociais, seus clientes estão lá e podem estar falando do seu negócio. Da mesma forma, se o site da sua empresa não está adaptado para os smartphones do consumidor mobile, a experiência do cliente com sua marca pode ser ruim. Isso afetaria negativamente o relacionamento e reduziria as chances de uma venda se concretizar.

Neste post, você descobriu que a maioria dos brasileiros acessa a internet por meio do celular. O consumidor mobile utiliza o smartphone em diferentes etapas do processo de compra. Pesquisar produtos e serviços, se relacionar com marcas e fazer pagamentos são alguns exemplos. As empresas que não estiverem preparadas para lidar com o consumidor mobile perderão muitas oportunidades de negócio.

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