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Campanhas Publicitárias: Como ser assertiva com a estratégia de marketing atual?

As campanhas publicitárias são ferramentas que reúnem um conjunto de materiais criados a partir de um planejamento para atingir determinado objetivo.

O propósito da campanha pode ser tornar uma marca mais conhecida, promover um produto ou serviço, entre outros.

Independentemente dos objetivos, canais onde a campanha será veiculada ou das peças que serão criadas, é importante que algumas ações sejam tomadas para que os resultados desejados sejam alcançados.

Por isso, neste post, apresentamos os 4 passos das campanhas publicitárias, desde o planejamento até a mensuração dos resultados obtidos. Descubra quais são eles a seguir!

1. Briefing e planejamento

O briefing é imprescindível para o desenvolvimento das ações publicitárias. Trata-se de um documento que contém informações sobre sua empresa, produtos, serviços, objetivos e necessidades, o contexto do mercado e perfil dos seus clientes, entre outros dados.

Essas informações são necessárias para que o planejamento da campanha possa ser feito de forma a atingir os objetivos esperados. A partir do briefing, é possível definir objetivos e metas, orçamento, cronograma e outros detalhes da campanha.

2. Concepção das campanhas publicitárias

Com o planejamento em mãos, é hora de elaborar as mensagens e as peças publicitárias e definir quais os melhores canais para veiculação da campanha. Ambas as ações devem ser definidas tendo como base o briefing e o planejamento feitos anteriormente.

Nessa etapa, o planejamento de mídia é necessário para determinar os canais, a frequência e o período de veiculação de acordo com os objetivos que devem ser alcançados e o orçamento disponível. Além disso, define-se também quais direcionamentos devem ser adotados nas peças publicitárias, como formatos e conteúdos, e as mesmas podem ser criadas a partir de então.

3. Veiculação da campanha

O próximo passo das campanhas publicitárias é a parte mais aguardada por quem anuncia: a veiculação das peças nos canais definidos. É aqui que acontece o contato dos materiais produzido com o público que foi determinado no planejamento.

Engana-se, entretanto, quem pensa que as campanhas publicitárias chegam ao fim quando é veiculada. Esse processo deve ser acompanhado para garantir que todas as ações aconteçam como o planejado e para corrigir problemas que venham a acontecer de forma rápida e eficiente.

4. Mensuração dos resultados

É hora de verificar se a veiculação publicitária realmente atingiu os objetivos esperados e se tudo ocorreu como previsto. A mensuração também serve para descobrir o que mais funciona com o seu público.

O recomendado é que a análise e mensuração aconteça ao longo da veiculação publicitária na intenção de haver uma lapidação com o que o que está sendo mais assertivo e então  atingir o melhor resultado possível.

A partir das informações coletadas nessa fase, é possível otimizar as próximas campanhas para ter ainda mais chance de sucesso. Relatórios com diferentes dados podem ser gerados, a depender dos objetivos da campanha.

Depois de conhecer as etapas necessárias para desenvolver as campanhas publicitárias, você está mais preparado para lidar com essa ferramenta que é tão importante para a estratégia de vendas, a prospecção de clientes, o fortalecimento da sua marca e muito mais.

Agora que você sabe mais sobre as campanhas publicitárias, baixe o e-book “Como Elaborar um Plano de Marketing Completo para Empresas B2B” e aprofunde seus conhecimentos!

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