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Análise da concorrência: como saber o que o seu concorrente está fazendo online?

De acordo com o Laboratório de Monitoramento Global da ESPM, 22 mil produtos são lançados por mês no Brasil. Destes, cerca de 80% resultam em fracasso. Segundo os especialistas, entre as principais causas para isso está a disputa cada vez mais acirrada entre as marcas. Para minimizar esse índice, a análise da concorrência é a  estratégia mais indicada.

Como o mercado evolui rapidamente, a inovação é essencial para conseguir se destacar nesse ambiente altamente competitivo. A análise da concorrência é uma das ações que torna a inovação possível. Por isso, apresentamos a seguir a importância dessa estratégia e dicas de como monitorar as ações do seu concorrente. Não perca!

Importância da análise da concorrência

A análise da concorrência é uma ação de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou área de atuação. Por isso, essa avaliação deve ser feita regularmente, desde antes mesmo da abertura da empresa.

Analisar o que outras empresas estão fazendo é ideal para gerar novas ideias que permitem a empresa ser mais eficiente em diferentes frentes, como em seu posicionamento online. Isso porque a análise da concorrência permite encontrar falhas e pontos de diferenciação.

Essa ação é importante para saber o que e como os concorrentes fazem e como o mercado reage às suas movimentações. Dessa forma, sua empresa pode identificar formas de oferecer mais qualidade com menos custo e até mesmo atender necessidades dos clientes que os concorrentes ainda não atendem.

A análise da concorrência permite estar à frente dos concorrentes, tornando seu negócio mais inovador e competitivo. Tudo isso é fundamental em um mercado permeado por outras empresas e novos lançamentos.

O que você deve saber sobre seus concorrentes

Agora você já sabe como a análise da concorrência é importante. Mas o que exatamente é preciso saber sobre os concorrentes? Em primeiro lugar, é preciso identificar no mercado negócios semelhantes ou idênticos ao seu.

Dessa forma, fica muito mais fácil saber onde focar sua atenção para buscar as informações.Nesse caso, não se esqueça das empresas que, apesar de não oferecerem o mesmo produto que o seu, podem se tornar um substituto.

Em seguida, procure descobrir como essas empresas agem, tanto no online quanto no offline. Quais produtos elas vendem? Qual o preço? Como é feito o atendimento ao cliente? Como elas se relacionam com os clientes nas redes sociais? Essas empresas investem em anúncios na internet? Essas são perguntas importantes a serem respondidas. Falaremos sobre como encontrar as respostas para elas no próximo tópico.

Como saber o que o concorrente está fazendo online

Uma das frentes que pode ser avaliada na análise da concorrência é a presença do concorrente na internet. Depois de realizar a identificação que citamos no tópico anterior, já é possível saber o que os concorrentes estão fazendo online.

Para isso, procure por sites, blogs, redes sociais e até mesmo notícias na internet. Em cada um deles, lembre-se de analisar as práticas das empresas e a reação dos clientes. Tente verificar também se os concorrentes fazem anúncios no Google Adwords e nas redes sociais. Para tornar esse trabalho mais fácil, o ideal é contar com profissionais que têm a expertise e as ferramentas mais apropriadas para fazer a análise da concorrência.

Como você pode ver, a análise da concorrência é muito importante para o sucesso de um negócio. Seguindo as dicas que apresentamos aqui, você poderá traçar estratégias mais eficientes para ficar à frente dos concorrentes.

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