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Saiba como mensurar a eficiência da sua atual agência de publicidade

Uma agência de publicidade é fundamental para definir as melhores formas de apresentar sua empresa e seus produtos para seu público em potencial.

Para isso, entretanto, é preciso garantir que a agência contratada atenda às suas expectativas e mantenha uma relação produtiva com o seu negócio.

Vamos apresentar neste post, algumas dicas para que você possa ter certeza de que o trabalho da agência de publicidade contratada pela sua empresa atende aos objetivos da sua organização. Confira!

Verifique se as estratégias adotadas são atuais

A comunicação passa por mudanças constantemente. Por isso, é importante contar com uma agência de publicidade que conheça as novidades da área e saiba quais ações podem trazer mais ou menos eficiência com o passar do tempo.

Uma agência de publicidade que utilize as novas tecnologias e conheça estratégias de marketing digital, demonstra que acompanha as novidades da comunicação.

Acompanhe os KPIs

Outros indicadores importantes para acompanhar e verificar a eficiência da agência de publicidade são os Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores Chave de Performance em tradução livre para o português.

Quantidade de pessoas que interagiram com um anúncio, leads convertidos, número de visitantes em seu site ou blog e quantidade de contatos feitos são alguns dos KPIs que podem ser acompanhados para verificar o sucesso das ações de publicidade.

Conheça alguns KPIs:

Taxas de conversão

É o percentual de visitantes em um site que de fato executaram uma ação que se queria extrair deles. Por exemplo, uma empresa deseja que os clientes façam o download de um determinado material. Para calcular a taxa de conversão, ela irá precisar dividir o total de downloads pelo total de visitas.

Ticket-Médio

É a média do valor que cada cliente compra. É obtido pela divisão da receita total de vendas pelo número de pessoas que compraram. Em um mesmo site, uma pessoa pode ter comprado R$1.000; outra, R$10 e outra R$300 — valores muito diferentes entre si, mas que geram uma média, que no caso é de aproximadamente R$436.

Sabendo essa média, deve ser questionado se era esse o valor que se queria atingir e tomar as atitudes necessárias para melhorá-lo, caso seja necessário.

O objetivo dos KPIs é a análise qualitativa e a manutenção da qualidade da campanha de marketing. Para isso, eles devem ser avaliados com o objetivo de localizar as falhas na estratégia e corrigi-las. Portanto, de nada adianta selecioná-los e obtê-los se não forem usados para gerar melhoras na campanha.

Certifique-se que as ações são planejadas estrategicamente

O planejamento estratégico é fundamental para definir as melhores ações publicitárias para alcançar os objetivos da sua empresa.

Dados como faixa etária, interesses e necessidades do cliente e características do seu setor de atuação, por exemplo, fornecem informações que permitem definir quais os melhores canais e formatos.

Se a agência de publicidade que atende o seu negócio não realiza análise de público, planejamento de campanha e de mídia, por exemplo, e sua empresa ainda não possui essas informações, fica mais difícil saber quais estratégias têm mais chance de retorno positivo.

Neste post, você conferiu algumas formas de descobrir se a agência de publicidade que atende a sua empresa está gerando resultados positivos para o seu negócio.

Caso identifique lacunas, é importante decidir se vale a pena continuar investindo em algo com menos chances de retorno ou buscar outro parceiro que realmente possa atender aos seus objetivos.

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