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Prospecção de Clientes: Como vender mais fazendo propaganda?

A prospecção de clientes é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

A propaganda, por sua vez, é imprescindível para que o público possa conhecer uma empresa, seus produtos e serviços e, então, poder se tornar cliente.

Portanto, para que a prospecção tenha resultados positivos, é fundamental que o setor comercial esteja totalmente integrado ao setor de marketing. Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas para otimizar o processo de prospecção de clientes na sua empresa a partir da propaganda. Confira agora mesmo!

Tenha um planejamento para a prospecção de clientes

Para que a propaganda possa atingir os objetivos do seu negócio, é importante que ela seja feita de maneira estratégica.

Por isso, a etapa de planejamento não deve ser ignorada, já que ela permite definir a melhor forma de chegar até o possível cliente, independentemente do canal (televisão, cartazes ou redes sociais).

Análise de ambientes interno e externo, definição de metas e canais, elaboração de cronograma e orçamento são algumas das questões que devem ser resolvidas para que a propaganda tenha resultados positivos.

Conheça o perfil do seu cliente

Um dos passos mais importantes para ter sucesso na prospecção de clientes é conhecer quem é seu público ideal.

Informações como gênero, faixa etária, classe social, necessidades, interesses, entre outras, podem ser descobertas em uma análise de público.

Esse tipo de diagnóstico fornece os insights necessários para definir as melhores estratégias para chegar até o seu possível cliente.

Dessa forma, evita-se o gasto de recursos como tempo e dinheiro em situações que não irão se transformar em vendas.

Alinhe os times de marketing e vendas

Como falamos no início deste post, é importante que sua equipe comercial esteja alinhada com a equipe de marketing. Afinal, prospecção e vendas são ações distintas, mas que têm total relação uma com a outra.

Prospectar significa começar um relacionamento comercial com um potencial cliente. Esse trabalho também deve ser feito pela equipe de marketing e pode acontecer de forma presencial ou online.

Independentemente dos canais, as ações de marketing precisam estar alinhadas aos objetivos do setor comercial. Esse, por sua vez, receberá os contatos mais preparados para fechar uma venda após o trabalho de prospecção.

Elabore um funil de vendas

Agora que você já sabe que as equipes comercial e marketing devem trabalhar em conjunto para que a empresa obtenha sucesso na prospecção de clientes, como saber em quais situações cada setor deve agir?

O funil de vendas é fundamental para isso. Por meio dele, é possível identificar qual o estágio de relacionamento entre sua empresa e determinado cliente em potencial para saber quando eles já estão preparados para receber um contato do time comercial.

A prospecção de clientes é uma das atividades mais importantes de qualquer negócio. Afinal, sem vendas não há lucro e a empresa não consegue arcar com suas despesas e crescer. Nesse post, você conferiu algumas dicas para tornar o processo de prospecção mais eficiente.

Faça uma boa propaganda na mídia local

Caso, você não tenha recursos ou não seja necessário anunciar nas principais redes de televisão de forma nacional, aja localmente.

Procure as mídias cujo foco está na sua praça:

  • jornal local,
  • revistas especialistas em segmentos,
  • carro de som,
  • rádio local,
  • tv de elevador.

Em muitos casos a mídia local corresponde a anúncios mais eficientes, pois você deixa de gastar com um consumidor que não mora na sua cidade.

Cada mídia tem características específicas que você deve observar ao pensar em como fazer uma propaganda.

Mas alguns itens estarão presentes em quase todas elas, a exemplo de um bom logo, uma frase de impacto e um projeto gráfico bonito que passe as principais mensagens para o consumidor (o quê você está anunciando, contatos e endereço).

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E então, vai aplicar essas estratégias de vendas em sua empresa? Esperamos que tenha aprendido com esse artigo. Caso deseje mais informações como essa, assine a nossa newsletter e receba bons conteúdos diretamente por e-mail!

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